vendredi 20 janvier 2012

Jacques Demy & cia.


Quis falar hoje de um diretor francês que não é famoso aqui no Brasil mas que iluminou minha infância, realmente. Ele se chama Jacque Demy, nasceu perto de Nantes em 1931 e morreu em Paris em 1990. 
Ele era um cineasta completo : diretor (perto do movimento da Nouvelle Vague), roteirista, letrista, dialoguista, produtor e também ator. 


Jacques Demy



Os três filmes mais importantes e mais famosos da sua obra têm 3 pontos em comum; três são musicais, a atriz principal é sempre Catherine Deneuve e o compositor é Michel Legrand. Esse conjunto maravilhoso deu três obras de arte, que alguns hipsters podem achar kitsch, mas eu continuo achando uma maravilha ! 

Catherine Deneuve.

O primeiro desses filmes, é "Les parapluies de Cherbourg" (Os guarda-chuvas do amor). Uma historia de amor acontecendo em plena guerra de independência da Algéria que era uma colônia francesa até 1962.

Aqui um link para baixar ilegalmente (Sorry, SOPinhA...) o filme legendado em Português, e mais informações sobre o filme. Ja vou avisando que é um filme super triste mais super lindo. Ganhou a Palma de Ouro do Festival de Cannes em 1964 e foi indicado ao Oscar. Essa musica de  ficou muito famosa :



Segue em 1966 o filme "Les demoiselles de Rochefort", também indicado ao Oscar pela melhor trilha sonora. Se trata da historia de irmãs gêmias artistas (Catherine Deneuve e sua irmã Françoise Dorléac), e de muitas outras personagens que se encontram, se desencontram, tombent amoureux (se apaixonam). Tudo em musica e com um elenco lindo pois além dos grandes atores  Michel Piccoli, Danièle Darrieux e Jacques Perrin também conta com os Norte-Americanos Gene Kelly (Cantando na chuva) e George Chakiris (West Site Story).
Aqui a musica mais famosa do filme que se tornou parte do patrimônio cultural e musical francês :



Enfim, o terceiro filme, (meu preferido) : "Peau d'âne" (Pele de asno). Adaptação do conto de Charles Perrault (o mesmo que escreveu a Bela adormecida e o Chapeuzinho vermelho). Não sei como descrever esse filme... Dizem que foi inspirado dos movimentos do Pop Art e do Peace and Love pois Jacques Demy acabava de passar 2 anos nos EAU. Jim Morrisson visitou a filmagem (que aconteceu em varios castelos franceses como Chambord), ele era amigo da mulher de Jacques Demy, Agnès Varda, cinesta, fotografa e muito mais. A estética do filme é muito linda, muito forte e as musicas maravilhosas. Vi ele não sei quantas vezes, conheço-o de cor e recomendo para todo mundo !!

Para quem tem interesse, aqui a primeira parte (de dez) do filme no Iutiubi :


Espero que gostaram tanto quanto eu da arte de Jacques Demy & cia.

2 commentaires:

Beth a dit…

Que ótimas indicações! Tava mesmo querendo alguém para me indicar filmes frances "de raiz"! :P
Vou anotar e ver se na cinemateca de Paris tem p/ eu ver! Merciiii! :)

suzannebouron@gmail.com a dit…

De rien !! J'espère que tu aimeras autant que moi ! E se quiser outras indicações, ja sabe !.... hehe

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...