mercredi 30 novembre 2011

Versão francesa ...


Na França, gostamos muito da música brasileira – principalmente uma bossa para a música de espera do telefone ou nos elevadores.... Mentira ! Bem que isso seja também um dos usos da Bossa Nova lá, sabemos curtir a qualidade indubitável da música daqui : Aviões do forró, Calcinha Preta, Parangolé, Claudia Leitte... Nãooooo, só estou pirraçando... 


Se eu quis aprender o Português DO BRASIL foi porque quando eu era pequena, minha mãe me fazia ouvir Vinicius de Moraes, Tom Jobim, João Gilberto e que eu achava massa e queria entender a letra e poder cantar também.  


Então entrei na faculdade pra fazer um curso onde tinha português DO BRASIL e acabei casando com Brasileiro... Que coisa, heim ?! Também acabei conhecendo muitos outros artistas maravilhosos para encher meu Ipod ! (Carlinhos Brown, Ronei Jorge, Novos Baianos, Maglore, Raul Seixas, Suinga ♥, e muito mais !)

Também me dei conta de muitas músicas francesas são versões de músicas brasileiras e as adaptações  variam entre boas e muito engraçadas, para não dizer ridículas !

Vamos lá !

Começar pros melhores :

Essa versão francesa de samba Saravá é boa pela simples razão que Pierre Barouh, que a fez, era amigo dessa galera (Toquinho, Baden Powell etc...) e fez a música junto com eles.


Existe também essa verão da Americana Stacey Kent :


Bidonville é a versão francesa de Berimbau de Vinicius de Moraes . O cantor, Claude Nougaro amava a música brasileira e era casado com uma Brasileira. Ele era um artista fantastico que morreu faz pouco tempo.


Ele também fez a versão francesa de O que será de Chico.


Agora vamos pro mais 'kitsh'. Fais comme l'oiseau, a versão de Você abusou de não sei quem, mas sei que tem uma versão cantada por Maria Bethânia. Foi um grande sucesso na época.



E agora a versão francesa de Partido Alto que virou Qui c'est celui là ?
Admirem o bigode !


Devem ter mais dessas versões francesas de musicas brasileiras. Outros artistas foram muito influenciados pela musica brasileira. Entre eles, Bernard Lavilliers que é otimo e do qual eu falarei em outro artigo.

Aucun commentaire:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...