jeudi 9 février 2012

La Baguette

Aprendi hoje neste artigo que A Mac Donald's francesa ia lançar nos proximos meses La Mac Baguette. Esse sandwich sera como os classicos da Mac: a carne, a salada, a fatia de queijo e o molho mas em vez do "bun" pão americano, os franceses poderam comer a tradicional baguette. Mac Do, como a chamamos na França ja começou a usar a baguette nos cafés da manhã.




Isso com certeza sera um grande sucesso comercial pois gostamos mesmo da nossa baguette e em geral do pão francês de verdade pois essa coisa que vendem aqui com esse nome, não tem nada a ver. Não digo que aqui não se saber fazer pão. Pão de leite, de milho é super bom, mas pão francês definitivamente NON ! Acho que deve ser a mesma coisa que um acarajé francês, sabe ?!

A receita do pão francês é a coisa mais simples do mundo. São somente 4 ingredientes : farinha de trigo, sal, fermento biologico e agua morna. O que determina a qualidade do pão é a qualidade da farinha, o tipo do forno (no forno a lenha é uma delicia) e o padeiro. Mas eu não sou nada de uma padeira e ja consigo fazer um pão razoavel !

Quanto a baguette, esta dificil saber qual é a verdadeira historia dela. O pão não sempre teve essa forma. Até o século XIX, o pão  era assim : 


Tem duas explicações possivéis: 

1. Foi por causa de Napoleão ! Durante as campanhas dele, não era cômodo levar o pão dessa forma, os padeiros resolveram então colocar a massa do pão de forma comprida e deu isso :



2. A segunda opção vem da Asutria. La se fazia um pão que ainda comemos até agora que chama-se 'pain viennois' que é tipo pão de leite so que na forma de uma baguette. 


Quando essa baguette chegou na França em 1830, foi um sucesso. So que como era a base de leite, era reservada para as classes mais altas. Adaptaram então a receita, trocando leite por agua e deu a baguette française que se generalisou mesmo nos anos 1920.

Em 1993 la baguette de tradition française passou a ser regulamentada (não pode colocar mais ingredientes etc etc) para proteger o patrimônio francês. Hum...

Mais informações :

1. Os franceses não carregam sempre a baguette debaixo do braço. 
2. Na padaria a baguette vem ou num saquinho de papel assim :



ou embalada numa folha de papel assim : 


3. Comemos baguette no café da manhã. é comum sair de manhã cedo pra ir comprar o pão e comê-lo quentinho. A baguette também esta presente na mesa do almoço e do jantar. Senão a gente ia comer o queijo com quê ?!

4. Se diz que da azar colocar a baguette na mesa de cabeça pra baixo. Ta ...

Et voilà !






Aucun commentaire:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...