jeudi 5 janvier 2012

O esporte na França

Dentro das boas resoluções (bonnes résolutions) que tomam os franceses no início do ano, aumentar o exercício físico é uma das mais comum. 

A prática esportiva na França é bastante diferente do Brasil. Pelo menos do que vejo aqui em Salvador. Aqui a maioria das pessoas entra na academia para malhar, vão andar, alguns correm, vão à piscina... Esportes individuais para manter o corpo em boa forma.



Na França, muitas pessoas também fazem essas atividades : 35 milhões de pessoas dizem fazer atividade física pelo menos uma vez na semana.

Lá as pessoas correm mais do que andam. Na verdade, descobri a marcha rápida aqui. 
Alguns entram num clube de corrida ou também se preparam para corridas de 5km, 10km ( como essa corrida super legal so de mulheres em La Rochelle), semi-maratona ou até maratona. La tambem tem cada novembro uma maratona que sempre faz sucesso (e lá também são os Quenianos que ganham!)
É comum ir à piscina. As piscinas são públicas, podem ser de 25m ou 50m (olímpicas). O preço varia segunda a municipalidade mas nunca chega a ser caro e todos podem ir à piscina.

A grande diferença entre a França e o Brasil é que lá o esporte é muito mais institucionalizado. Cada esporte tem uma Federação Nacional bem organizada e representada. São no total 118 federações que funcionam graças à 1 milhão de voluntários. Tem até a federação de “pétanque ou de vôo livre. São 16 milhões de pessoas de todas as idades que são matriculadas em clubes ou associações.
Essa organização permite realizar campeonatos, departamentais, regionais ou nacionais. 



Por exemplo, a partir dos 14 anos, eu fiz handball, treinava 3 vezes na semana e todo fim de semana era um jogo do campeonato ou até da Copa que tinha lá.


O handball é inclusive um dos esportes mais praticados na França, e o mais premiado no nível internacional que seja com o time masculino (uns lindos...) ou feminino. O último campeonato mundial feminino aconteceu agora em São Paulo por sinal.

Os esportes mais populares e mais praticados são : o futebol, e o Rubgy (aqui o site do meu time, Le Stade Toulousain!), o handball, como falei, e o basket.

Os esportes marítimos (surf, barco de vela...) são apreciados e a pessoas seguem nas mídias os grandes eventos. Mesma coisa para esportes “de neve e gelo”, esqui, snowboard, patinagem etc...

Falando das mídias, tem alguns especilizados no esporte como o jornal L’équipe que também tem um site

Para terminar, deixo aqui uns links para os francôfonos e/ou os interessados :

Ministério do esporte : http://www.sports.gouv.fr/
O site do Museu Nacional do esporte : http://www.museedusport.fr/accueil.php

Esqueci de falar de muitos esportes... Se tiverem perguntas, me digam !

Um toque de humor pra terminar :


 O que eu gosto no esforço fisico é antes, quando ainda não começou, e depois, quando acabou

Aucun commentaire:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...