dimanche 25 décembre 2011

A lenha de Natal

Primeiro, desejo feliz Natal para todos ! Joyeux Noël à tous ! (adoro essas bolas super bregas com neve !)



La bûche de Noël (a lenha de Natal) é assim que chamamos a tradicional sobremesa de Natal. Podemos ver que essa sobremesa tme mesmo a forma de uma lenha.

Essa "moderna" que comemos hoje no almoço.

Essa mais tradcional com decoração e tudo mais. 


Mas de onde veio essa coisa de comer uma lenha, heim ?

Pois isso tem a ver com uma tradição velha de alguns séculos :
Na noite antes de Natal (do dia 24 ao dia 25) as pessoas costumavam colocar na lareira uma lenha muito grande que devia queimar idealmente durante 12 dias. Era madeira de arvore frutifera para assegurar uma boa colheta no ano seguinte.
Na hora de acendar o fogo, a lenha era abençoada com o louro que era conservado desde a festa dos Ramos (o domingo antes de Pascoa). Em algumas regiões, se colocava vinho na hora da bênção para dar uma boa colheta de uva (e muito vinho!) e em outras se colocava sal para afastar as bruxas...
O carvão que sobrava era guardado para ser usado na preparação de remédios e afins.

Com o progresso, chegou a eletricidade em casa em muitas casas pararam de se aquecer com lareira. Assim se perdeu esse costume e começaram a fazer esse bolo em forma de lenha.
Existem varias receitas. As mais comuns têm sabores como chocolate, baunilha, Grand Marnier (um alcol a base de laranja).

Têm umas receitas muito faceis de realizar. Quem quiser, é so pedir !

1 commentaire:

LUANA ROMARIZ a dit…

BEM JA DESEJEI AS BOAS NOVAS PARA VOCÊ E SEUS.MAS NÃO RESISTIR COMETAR ESSE POST ACHEI MUITO FOFO E MUITO IRRESISTÍVEL A SOBREMESA EM FORMATO DE LENHA, TRONCO E ARVORE.ACHO QUE QUERO A RECEITA

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...