vendredi 1 avril 2011

Carla Sarkozy revelou ser um travesti !!!

Mentiiiiiiiiiiiiiiiiira ! Ou como se diz na França : 'Poisson d'Avril' (peixe de Abril)

Pois é, les amis, na França também hoje é o dia oficial de contar piadas e mentiras de mais ou menos bom gosto. So que la, em vez de chamar esse dia 'jour du mensonge' o que seria a tradução certa do 'dia da mentira', la se diz que é o dia do 'Poisson d'Avril', ou seja do 'Peixe de Abril', e eu tô falando sério !

A origem do 'Poisson d'Avril'


Existem varias hipoteses sobre a origem desse nome, e do costume. A mais divulgada é essa : Na França, até a metade do século XVI, o ano começava no dia 1° de Abril. Quando em 1564 'Charles IX' o rei da França naquela época resolveu mudar a data do inicio do ano para o 1° de janeiro, se mudou também a data das trocas de presentes do primeiro dia do ano 'les étrennes'. Então o dia 1° de Janeiro, as pessoas se davam presentes de verdade e do 1° de abril, as pessoas começaram a trocar presentes no dia 1° de abril. Esse presentes viraram aos poucos presentes pequeninos e engraçados, e logo viraram piada.


Sim, mas porque o peixe, heim ? 


Essa peculiaridade também data do século 16. Quando as pessoas começaram a trocar esses presentes do primeiro de abril que não era mais o primeiro dia do ano. Essa data sendo no fim da Quaresma, periodo durante o qual o consumo de carne era proibido para os Cristãs, o peixe era o presente mais frequente. Então quando se desenvolveram as piadas nessa data, uma das piadas mais frequente era de oferecer falsos peixes. O humor da Idade Média, né ....

E o que se faz hoje para comemorar esse dia ?

Eu lembro que quando criança ja no fim de março, eu fiacava ansiosa para o 1° de abril chegar.  E assim ficavam meus amigos, colegas e meu irmãozinho que pequenino fazia tudo igual a mim. 
Na verdade tem duas coisas que se fazem nesse dia : 

1. Contar mentiras. A versão criança é assim : Você (criança) conta alguma mentira que você acha o maximo para os amigos, os colegas ou os pais, e que quando você vê que a pessoa esta acreditando, o fingindo que esta, né (isso é o papel do adulto), aê você grita : 'Poisson d'Avriiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiil' !!!!! E fica super orgulhoso da sua piada. A versão adulta é a mesma coisa so que bom, não se grita Poisson d'Avril, é mais sutil.

2. Colar peixinhos de papel nas costas dos parentes, amigos e colegas.


No dia 31 de Março, com meu irmão faziamos um "atelier dessin - découpage - coloriage'  para preparar nosso estoque de peixinhos que iamos colar nas costas dos outros no dia seguinte. Lembro que era um bom momento. Agora na Internet você ja acha os modelos prontinhos. Pffff.... No dia 1°, o maximo do super legal era conseguir colar um peixe nas costas da professora. 

A coisa engraçada com o dia da mentira na França é que até no jornal nacional na TV ou nos grandes cotidianos da imprensa, tem também uma piada. Uma mentira bem maluca, contada ou escrita com a maior solenindade e que acaba parecendo séria mesmo.

Assitem o jornal de hoje para ver qual foi a desse ano. (Mas so revelam isso no dia seguinte).


1 commentaire:

Martine a dit…

Arrête de te moquer de notre président vénéré, tu risques d'avoir des ennuis!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...