mercredi 2 février 2011

Chandeleur vs Festa de Iemanja !

Hoje a Bahia esta homenageando Iemanja e na França estão comendo crepes. Hoje é a Chandeleur, uma festa pagã-romã-cristã-celta. O nome Chandeleur vem de chandelle que significa vela. 



Chandeleur esta vinculada ao Deus Romano Pan. Durante uma noite, os adpetas corriam pelas ruas de Roma carregando tochas. A Chandeleur tambem é um crença oriunda de uma simbolica de origem celta. O crepe simbolisa a disco solar e a oferenda para as divinidades sem a qual o trigo seria alterado.

Depois, com o cristianismo, a crença foi adaptada e virou a comemoração da presentação de Jesus nno templo, 40 dias depois de Natal. Durante séculos, a Chandeleur era somente simbolisada por velas e crepes.
Hoje so ficaram os crepes. E isso é uma boa !

O crepe francês, igual ao pão francês (e o beijo francês também)  não tam muito a ver com os crepes da Mariposa, que mesmo que gostosos, foram bem brasileirisados. 

 Miam !


O crepe se come doce. A massa é feita de farinha, ovo e leite com algum aroma (flor de laranjeira, ron, baunilha...). Para mais explicações culinarias, aqui um site so de receitas de crepes. Depois de deixar descansar a massa, se fazem os crepes. No dia da Chandeleur, a crença diz que se você conseguir "faire sauter" (fazer pular) o crepe direitinho com uma moeda na outra mão, é sinal de riqueza pro ano todo ! Quando o crepe esta pronto, colocamos açucar, geléia, Nutella, ou qualquer coisa gostosa. (com creme de leite e goiabada é super bom!).


Aucun commentaire:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...