lundi 21 février 2011

Godard + Belmondo.




Eu não sou particularmente fã de Jean-Luc Godard, mas quando ele dirige Jean-Paul Belmondo, eu gosto. 
Em dois filmes geniais, A bout de souffle (Acossado) e Pierrot le Fou (O Demônio das Onze Horas) (Adoro as traduções dos titulos de filmes no Brasil....) Godard deu pra Belmondo a possibilidade de ser Belmondo dentro de um filme de Godard. E ficou bom, muito bom.






Em A bout de Souffle, de 1959, Bebel é um criminoso fugitivo, apaixonado por Patrícia, uma jovem Novaiorquina aspirante a jornalista (Jean Seberg). O filme, em preto e branco, é um filme cult da Nouvelle Vague.



Link para baixar A bout de Souffle.




Em Pierrot le fou, de 1965, Bebel divide le grand écran (a telona) com Anna Karina, então mulher de Godard num cenario de Mar Mediterrâneo que lembra a estética de Le mépris (o desprezo) de 1963. 


lundi 7 février 2011

Je dis aime !

Eu digo ame ! 

Ontem falei que com certeza eu falarei de novo desse cantor, Mathieu Chedid. Infelizmente, não pensei que fosse tão cedo...
Hoje morreu Andrée Chedid. (artigo de Le Monde) A avo de Mathieu. Foi ela que escreveu a letra da musica que revelou M. A musica Je dis aime foi mesmo um sucesso. 



Ela era uma poeta muito famosa e era também a mãe de Louis Chedid (pai de Mathieu) ele também um cantor famoso.

Ele em 1978 (auge do bigode)... 


Ele agora com Mathieu num clipe muito lindo. 


Que familia, né ?!

dimanche 6 février 2011

L'éclipse

Que chique de falar francês, né ? Até o filho do ilustre John Lennon fala ! Vejam essa musica que ele fez com Mathieu Chedid (alias M) do qual falarei provavelmente mais tarde.

A musica chama-se L'éclipse 



On plane
L'amour léger dans l'âme
On a tellement de chance
On saute du coq à l'âne
La tête dans les étoiles
Une chanson est un jeu alors
Faisons de notre mieux
Faisons-le savoir

Si on s'eclipse ce soir
On le sait tous les deux
On se laissera porter comme dans nos rêves
Sur cette melodie
Elle nous suffit ce soir
À se croire immortel comme la nuit

Sensible
J'ai le coeur qui s'emballe
Il envahit mon âme
Je me croyais plus fort
Même si ça m'est égal
Si la vie est un jeu
Lequel de nous deux
Est celui qui chante

Si on s'eclipse ce soir
On le sait tous les deux
On se laissera porter comme dans nos rêves
Sur cette melodie
Elle nous suffit ce soir
À se croire immortel comme la vie

Si on s'eclipse ce soir
On le sait tous les deux
On se laissera porter comme dans nos rêves
Sur cette melodie
Elle nous suffit ce soir
À se croire immortel comme la vie


mercredi 2 février 2011

Chandeleur vs Festa de Iemanja !

Hoje a Bahia esta homenageando Iemanja e na França estão comendo crepes. Hoje é a Chandeleur, uma festa pagã-romã-cristã-celta. O nome Chandeleur vem de chandelle que significa vela. 



Chandeleur esta vinculada ao Deus Romano Pan. Durante uma noite, os adpetas corriam pelas ruas de Roma carregando tochas. A Chandeleur tambem é um crença oriunda de uma simbolica de origem celta. O crepe simbolisa a disco solar e a oferenda para as divinidades sem a qual o trigo seria alterado.

Depois, com o cristianismo, a crença foi adaptada e virou a comemoração da presentação de Jesus nno templo, 40 dias depois de Natal. Durante séculos, a Chandeleur era somente simbolisada por velas e crepes.
Hoje so ficaram os crepes. E isso é uma boa !

O crepe francês, igual ao pão francês (e o beijo francês também)  não tam muito a ver com os crepes da Mariposa, que mesmo que gostosos, foram bem brasileirisados. 

 Miam !


O crepe se come doce. A massa é feita de farinha, ovo e leite com algum aroma (flor de laranjeira, ron, baunilha...). Para mais explicações culinarias, aqui um site so de receitas de crepes. Depois de deixar descansar a massa, se fazem os crepes. No dia da Chandeleur, a crença diz que se você conseguir "faire sauter" (fazer pular) o crepe direitinho com uma moeda na outra mão, é sinal de riqueza pro ano todo ! Quando o crepe esta pronto, colocamos açucar, geléia, Nutella, ou qualquer coisa gostosa. (com creme de leite e goiabada é super bom!).


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...